SEJA BEM-VINDO!
Educação de excelência
Equipe formada por grandes referências profissionais em âmbito
nacional e internacional
Nosso diferencial
A escolha de um corpo docente diferenciado com experiência clínica consolidada e sustentada pelo conhecimento científico
Aplicabilidade prática
Nossos cursos capacitam o profissional para a prática clínica e inserção no
mercado de trabalho
Conheça nossos cursos com
vagas abertas
Quer receber em primeira mão as novidades e conteúdos da Baracho Educação?
acompanhe aqui os depoimentos
HISTÓRIAS DE QUEM JÁ APRENDEU COM A GENTE
Mais conhecimento, trocas e conteúdo
Blog da baracho
Blog da Baracho

Aleitamento materno: um universo multiprofissional

O leite materno é o alimento mais completo e adequado para um recém-nascido, tanto em relação ao valor nutricional imunológico, quanto aos benefícios físicos e psicossociais para o binômio mãe-bebê.

A amamentação é uma estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbi-mortalidade infantil. Além disso, promove estímulos neurais, previne infecções gastrointestinais, respiratórias e urinárias nos lactentes. Para a mãe, a amamentação favorece a prevenção de câncer de mama e de útero, além de estimular a involução uterina no pós parto. Também atua de forma positiva em relação ao crescimento e desenvolvimento craniofacial, dos músculos orofaciais e do sistema estomatognático.

Acredita-se que o conhecimento das várias estratégias utilizadas na promoção, manutenção e proteção do aleitamento materno favoreça o aumento do tempo de sua duração e evite o desmame precoce. Frente a essa realidade surgiu, não só no Brasil, mas em todo o mundo, a necessidade de se promover diversas iniciativas de encorajamento ao aleitamento materno. Uma delas é a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que faz parte do Agosto Dourado, mês referência ao apoio à amamentação.

Pensando nisso há uma necessidade de uma atuação ativa dos profissionais de saúde, envolvendo informações precisas e suporte emocional. Vale ressaltar que a informação que os profissionais de saúde comunicam à gestante acerca do aleitamento materno é essencial na sua decisão de amamentar e na manutenção da amamentação.

A assistência ao aleitamento materno se constitui um universo multiprofissional, e todos aqueles que trabalham na área precisam se aproximar da realidade que a nutriz vive, além de ajudá-la a promover reflexões em relação à melhor atitude a ser tomada, na tentativa de diminuir seus anseios e promover a prática saudável da amamentação.

O fisioterapeuta é um dos profissionais que pode atuar em todo o processo. Nas consultas de pré-natal podemos realizar inspeção das mamas e orientá-las, no pós-parto devemos incentivar e auxiliar o aleitamento materno o mais precocemente possível – postura, pega, cuidados com as mamas, evitando complicações. Em ambulatório, ao detectar fissuras mamilares e dores durante o aleitamento, o fisioterapeuta pode dispor de recursos terapêuticos bastante eficientes como o laser e recursos cinesioterapêuticos.

É fundamental que qualquer profissional da saúde atue na promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno. Proteger a amamentação é uma responsabilidade de todos.

Texto escrito pela Fisioterapeuta Fernanda Moreira, especialista em fisioterapia na saúde da mulher