Simplificando, fator de risco é alguma exposição que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença. Conhecer e quantificar os efeitos de um fator de risco, especialmente aqueles modificáveis, pode ajudar a identificar possíveis ameaças a saúde e a preveni-las.
São fatores de risco para IU, descritos na literatura (Dumoulin et al, 2018) a gravidez, o trabalho de parto e o parto vaginal (versus cesariana). A força dessa associação diminui com a idade. Sabe-se também que o parto vaginal operatório aumenta o risco de desenvolvimento de incontinência urinária quando comparado ao parto vaginal não operatório e que a cesariana não é considerada protetiva.
Mas não apenas gravidez e parto são fatores de risco. Temos também a idade, obesidade, menopausa, atividade física de alto impacto e que aumentem excessivamente a pressão intra-abdominal, tabagismo e tosse crônica.
O mais importante disso tudo é identificar os fatores de risco e modificar aqueles que podemos, como a obesidade, a atividade física de alto impacto, o tabagismo e a tosse crônica.
Nós Fisioterapeutas temos também um papel muito importante no treinamento dos MAP, que comprovadamente previnem e tratam a incontinência urinária.
Gostou? Curta, salve, comente e compartilhe!