SEJA BEM-VINDO!
Educação de excelência
Equipe formada por grandes referências profissionais em âmbito
nacional e internacional
Nosso diferencial
A escolha de um corpo docente diferenciado com experiência clínica consolidada e sustentada pelo conhecimento científico
Aplicabilidade prática
Nossos cursos capacitam o profissional para a prática clínica e inserção no
mercado de trabalho
Conheça nossos cursos com
vagas abertas
Quer receber em primeira mão as novidades e conteúdos da Baracho Educação?
acompanhe aqui os depoimentos
HISTÓRIAS DE QUEM JÁ APRENDEU COM A GENTE
Mais conhecimento, trocas e conteúdo
Blog da baracho
Blog da Baracho

Os sinergistas no tratamento da Incontinência urinária

Os sinergistas dos MAP devem ser trabalhados em mulheres com incontinência urinária?

Primeiro quero deixar claro que nós fisioterapeutas não tratamos a condição de saúde - Incontinência urinária. Seguindo o modelo da CIF (classificação internacional de funcionalidade e saúde, da OMS), nós tratamos as incapacidades decorrentes da condição de saúde.

Dito isso, primeiro precisamos tratar as deficiências das funções musculares do assoalho pélvico, tais como controle, coordenação, tônus, força e resistência, sem tirar o foco nas atividades, na participação social e nos fatores pessoais e ambientais, que influenciam e são influenciados pela condição de saúde. Para isso, o treinamento específico e intensivo dos MAP é a primeira linha no tratamento.

Mas você deve estar se perguntando sobre os sinergistas… bom, os músculos sinergistas são aqueles auxiliares de um determinado músculo ou grupo de músculos e potencializam sua ação, mesmo não sendo o principal responsável pelo movimento. No caso dos MAP seus sinergistas são principalmente os rotadores laterais do quadril, adutores e abdominais.

Nós não devemos usá-los como meio de conseguir treinar os MAP (para isso precisamos treinar de forma específica) mas a literatura já nos aponta a necessidade de mantê-los bem funcionais, pois isso melhora a performance do músculo principal. Sendo assim, no tratamento dos MAP é muito importante dar atenção também aos sinergistas.

Por hoje Ficamos por aqui e em breve voltaremos com mais um post. Fiquem bem! 🖤

Gostou do nosso post? Compartilhe!